JALES - SP | NATIVA 93,1

11ª Conferência Municipal de Assistência Social destaca a reconstrução do SUAS

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou na manhã da quarta-feira, dia 14 de junho, no Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso de Jales (CIEVI), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Participaram da solenidade de abertura a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Raquel Ferreira Silva de Paula, a palestrante e assistente social do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), Telma Gomes Nascimento, o secretário de Administração, Reginaldo Viota, de Comunicação Douglas Zilio, o chefe de gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, o vereador Bruno de Paula e o presidente do CIEVI, Antonio Quintella. Prestigiaram o evento membros do Conselho Municipal de Assistência Social e todos os setores que atuam na Assistência Social, como trabalhadores, gestores públicos, usuários e representantes de entidades socioassistenciais.

Com o objetivo de discutir o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a conferência é realizada a cada dois anos. Primeiramente na etapa municipal, depois estadual e, por último nacional. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Raquel Ferreira Silva de Paula, neste ano a Conferência teve como tema “Reconstrução do Suas: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” de forma a reafirmar o papel da Assistência Social enquanto política de garantia a direitos e da urgente necessidade de visibilidade a esta contribuição para a sociedade.

Para debater o tema, a palestrante Telma Gomes Nascimento abordou a Política de Assistência Social, visando contribuir com a discussão dos cinco eixos que foram desenvolvidos em grupo, com as temáticas: financiamento do SUAS, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, benefícios e transferência de renda como formas de proteção social na reconfiguração do sistema.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso,  a conferência teve a finalidade de avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS no município.

“De extrema importância cuidar de pessoas mais vulneráveis de nosso município, pois o Suas faz a diferença na vida das famílias, das crianças, adolescentes, jovens e grupos mais vulneráveis, como um todo. Neste momento avaliamos a política pública de Assistência Social que temos hoje e as propostas de programas, ações, projetos e serviços para os próximos anos para atender de fato as necessidades da população”, ressaltou Pérola.

A conferência contou ainda com a apresentação dos alunos do Projeto Sacra Corpo e Mente em Movimento e do coreógrafo GG One Bérgamo.

Participaram da solenidade de abertura a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Raquel Ferreira Silva de Paula, o vereador Bruno de Paula, a palestrante e assistente social do SUAS, Telma Gomes Nascimento e o secretário de Administração, Reginaldo Viota.
A secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso falou sobre a importância de  avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social no município
A palestrante e assistente social do SUAS, Telma Gomes Nascimento destacou a Política de Assistência Social, visando contribuir com a discussão dos cinco eixos
A conferência contou com a apresentação dos alunos do Projeto Sacra Corpo e Mente em Movimento e do coreógrafo GG One Bérgamo
Um grande público participou da Conferência da Assistência Social realizada na manhã da quarta-feira, dia 14, no CIEVI

Fonte: Prefeitura de Jales

Fique por dentro
Últimas notícias