Os jornalistas Marina Nossa Neto e Diogo Campanelli apresentaram o documentário “Vozes do Interior: O Legado de Deonel Rosa Jr.”, na Loja Coronel Balthazar de Jales, no dia 12 de novembro. O documentário é assinado também pelos profissionais William Milaré, Mariana Leão, Fernanda Burilli e David Takaki.
Estiveram presentes diversas outras autoridades maçônicas, Rosangela Nossa Neto, presidente do Clube das Acácias da Coronel Balthazar, Osvaldo Costa Junior (Bixiga), atual diretor do Jornal de Jales, a sobrinha Giovana Prandi, o marido Marquesi e os filhos Ana Clara e Carlos Rapahel, Fábio Silvério, diretor da rádio Nativa Jales, Oliver Humberto de Oliveira, presidente do Rotary Clube de Jales e amigos. O irmão Silas Rosa, que reside em Olímpia, enviou um vídeo agradecendo a todos pelas homenagens.
Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, Venerável Mestre Loja Coronel Balthazar de Jales, visivelmente emocionado dividiu com os presentes o orgulho de estar à frente deste momento especial que homenageou o amigo Deonel. Vale ressaltar que Marina, é neta do saudoso dr. Nilo Neto, também maçom, e filha de Carlos Alberto.
Foram convidados para o documentário o jornalista e um dos fundadores do Jornal de Jales, Chico Melfi, o advogado Carlos Alberto Expedito de Britto Neto e a jornalista Josiane Bomfim.
O documentário, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, pode ser assistido através do link: https://www.youtube.com/@VozesdoInterior-OLegadodeD-y1m
QUEM É
Deonel Rosa Junior faleceu no dia 22 de maio de 2023, aos 72 anos. Deonel iniciou na imprensa aos 17 anos em sua cidade natal, Olímpia, onde foi co-fundador do jornal da Cidade.
Deixou um legado na imprensa de Jales, cidade que escolheu para viver desde 2 de maio de 1970. Licenciado em Estudos Sociais, atuou no jornalismo e no rádio jalesense desde a década de 70. Diretor proprietário do Jornal de Jales desde 1981. Sócio-cotista da Editora Fernandópolis-Jales (Ferjal). Foi fundador do Fórum da Cidadania de Jales, instância comunitária formada por entidades de classe, clubes de serviço, associações profissionais e instituições filosóficas. Primeiro presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
De 1995 a 2004, foi editor e mantenedor do Projeto Memória, fascículos mensais contando a história da cidade através do depoimento de pessoas vivas. Autor do prefácio dos livros “Precursores e Pioneiros”, de Genesio Seixas; e “A Jales que Vivi”, de Roberto Gonçalves. Foi venerável-mestre da Loja Maçônica Coronel Balthazar. Também é grau 33 no filosofismo maçônico. Entre 1983 e 1986 integrou a equipe que desenvolveu o primeiro projeto de jornalismo regionalizado na televisão, como contratado da Rede Globo Oeste Paulista sediada em Bauru. Já foi homenageado pela Câmara Municipal de Jales com a Medalha XV de Abril e o título de Cidadão Jalesense. Também recebeu título de Cidadão Uraniense outorgado pela Câmara Municipal de Urânia.
Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data se transformou em uma celebração importante, uma vez que coloca holofotes no combate ao racismo no Brasil. E esta foi mais uma das ações que Deonel Rosa Junior defendeu. Em Jales foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Que seu legado seja sempre lembrado e que seu exemplo seja seguido.