JALES - SP | NATIVA 93,1

Mirassol será o quinto novato da Série A na 

  • Arcílio Neto e César Santana – GE

O álbum da Série A do Brasileirão voltará a ter um time inédito estampado. O Mirassol será o quinto caçula a chegar à elite, em toda a era dos pontos corridos. O clube do interior paulista jogará a primeira divisão pela primeira vez em sua história, justamente no ano que completará seu centenário.

Até então, apenas quatro equipes haviam debutado na elite, desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003. São eles: Brasiliense (que estreou na Série A em 2005), Ipatinga (2008), Grêmio Barueri (2009) e Cuiabá (2021).

O Leão usou o dinheiro para apostar na base e em estrutura. O CT custou R$ 15 milhões e foi inaugurado em 2018, com equipamentos que custam até R$ 400 mil. A inspiração foi o Palmeiras, e a área tem quatro campos e 1,5 mil m².

Mirassol completará 100 anos em 2025, mas ganhou destaque em nível estadual apenas no fim da década de 2000. Também em 2020, o Leão subiu de divisão, mas a chegada à Série B se deu apenas dois anos mais tarde. O clube foi campeão na terceira e na quarta divisão. Na Série B 2024, sagrou-se vice-campeão.

Em sua temporada de estreia na competição, o clube chegou perto do acesso sob o comando de Mozart, que também permanece no cargo até os dias de hoje.