- Josiane Bomfim
Os integrantes do Rotary Club de Jales Grandes Lagos fizeram a entrega de 25 cadeiras de rodas, do projeto “Mobilidade para todos”, que tem como responsável o rotariano Marcos Pires.
Foram beneficiadas nove instituições: Associação de Voluntários de Combate ao Câncer – Região de Jales (AVCC), Santa Casa, Hospital de Amor- Unidade Jales, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, Centro Dia do Idoso, Apae, UBS Oiti e São Gabriel. As outras 14 cadeiras foram entregues para pessoas físicas.
De acordo com o rotariano Juscelino Marques, as cadeiras para as pessoas físicas são feitas sob medida. “Quando fazemos o cadastro colocamos as medidas corretas, como peso, altura, medida do quadril, das costas. Com pessoa jurídica não é feito esse procedimento”.
Critérios. Para receber doações de cadeiras de rodas, os beneficiários devem cumprir os seguintes critérios:
- Ser de baixa renda;
- Ter controle de tronco e ser capaz de permanecer sentado;
- Informar se possui lesões de pressão (úlceras de pressão);
- Apresentar atestado médico ou declaração do cuidador.
Ivan Cavalin Ignácio dos Santos e Doraci Aparecida Bigotto Ignácio dos Santos, respectivos presidentes do Rotary Grandes Lagos e Casa da Amizade, explicaram que já chegaram à marca de 60 cadeiras doadas. “Tivemos a 1ª Remessa com 17 cadeiras, a 2ª Remessa foi a doação de 18 e a 3ª Remessa com 25 cadeiras de rodas”, afirmou Ivan.