JALES - SP | NATIVA 93,1

Acolhimento: Centro Dia do Idoso completa um ano de funcionamento em Jales

Fonte: Foco News

O Centro Dia do Idoso “Alfredo Augusto de Oliveira Gonçalves” teve muitos motivos para comemorar neste 5 de junho, quando completou um ano de funcionamento, após ser inaugurado pela Prefeitura de Jales. Também chamado de CDI, é um equipamento do Programa SP Amigo do Idoso, que oferece cuidados e atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa semi dependente.

A rotina do CDI é composta pelo acolhimento da pessoa idosa a partir das 7h, com serviço de café da manhã, higiene pessoal (banho e barba), almoço, lanche da tarde e jantar, além de atividades de lazer e cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, dormitórios para descanso, sala de convivência e enfermaria.

O secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota destacou: “A celebração de um ano do Centro Dia do Idoso é uma prova do nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos de nossa cidade”.

O atendimento é oferecido para idosos com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade, por demanda espontânea ou encaminhamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O CDI tem capacidade para acolher até 20 pessoas idosas ao mesmo tempo, e, nesse primeiro ano, a equipe técnica realizou a triagem de 79 dessas pessoas, das quais 35 foram inseridas no programa.

Considerando os desligamentos que ocorrem de forma espontânea, quando a família se organiza para cuidar dos mesmos ou em casos como óbito, com duas ocorrências. Além desses fatores, alguns deixam de participar do programa quando há evolução para alta complexidade, redução para independência ou institucionalização, que, neste último caso, só ocorreu com uma das pessoas acolhidas.

Importante destacar que das pessoas idosas acolhidas, 68% tiveram acesso ao serviço de forma espontânea, por procura da própria família; 16% encaminhadas pelo CRAS e 15% pelo CREAS. “Estamos felizes em comemorar um ano de funcionamento do Centro Dia do Idoso, que tem sido um importante recurso para as famílias da nossa comunidade, um instrumento útil e que visa acolher quem precisa e trazendo felicidade e significado”, ressaltou o prefeito Luis Henrique.

Através do Centro Dia do Idoso, a equipe de profissionais que o compõe oferece atendimento integral, visando a autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, de seus cuidadores e da família, com integração e respeito. A coordenadora do CDI, Raquel Ferreira, comentou: “este primeiro ano foi de muito aprendizado e dedicação. Cada idoso acolhido aqui recebe um atendimento personalizado, com foco em suas necessidades e bem-estar”.

O acolhimento tem por objetivo prevenir situações de risco pessoal e social, o isolamento social e institucionalização da pessoa idosa, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; fortalecendo assim os vínculos familiares mediante orientações à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso; bem como promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais, das políticas públicas setoriais e do sistema de garantia de direitos.

Para todo serviço a ser realizado, o CDI conta com uma equipe multidisciplinar composta por 1 coordenadora, 1 assistente social, 1 psicóloga, 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 1 escriturária, 2 auxiliares de limpeza, 2 cozinheiras, 5 cuidadores de idosos e 1 estagiário.

Fique por dentro
Últimas notícias