JALES - SP | NATIVA 93,1

Após 10 anos sem acontecer, Conferência Municipal de Cultura reuniu 120 pessoas no último sábado

No último sábado, dia 2 de setembro, 120 pessoas participaram da 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, evento fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas culturais do município. Participaram da abertura o prefeito Luis Henrique Moreira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Roberto Altimari, o diretor de Cultura, Luiz Carlos Gonzaga, os vereadores Hilton Marques e Bruno de Paula, o presidente da Conferência Cultural, Clayton Campos e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Higor Arco.

Os músicos da Orquestra Sinfônica de Jales, regida pelo maestro Edivaldo de Paula, recepcionaram os participantes com lindas canções e a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Jales.

Depois de dez anos sem acontecer em Jales, o encontro do sábado abordou o tema “Democracia e Direito à Cultura”, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal. Clayton Campos agradeceu o prefeito Luis Henrique Moreira pela presença e pelo apoio que tem dado à cultura jalesense, além de ressaltar que a Conferência Municipal de Cultura é um instrumento democrático de participação, reflexão, avaliação e planejamento de políticas públicas para a cultura com abrangência municipal, estadual e federal. É uma instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas que resultam na elaboração do Plano Municipal de Cultura”.

O prefeito Luis Henrique parabenizou a todos os envolvidos na realização da Conferência e no fomento e apoio à cultura em Jales. “Agradeço o secretário de Cultura e Turismo e o Diretor de Cultura Carlinhos Altimari e Luiz Carlos Gonzaga que têm trabalhado muito à frente dessa importante pasta; na pessoa do presidente do Conselho Municipal de Cultura e do presidente dessa Conferência, Higor Arco e Clayton Campos parabenizar o trabalho sério de resgate da cultura em nosso município. Parabéns pela dedicação a esse trabalho e pelo amor à causa. Quero ressaltar que é função do Poder Público, do prefeito e dos vereadores, olhar de uma forma toda especial a questão da cultura, e o vereador Hilton Marques foi muito feliz nas colocações dele, ao dizer que a cultura foi abandonada nos últimos anos, não apenas a nível municipal, mas a nível estadual e federal também. E é importante darmos as mãos porque ninguém faz nada sozinho. E nesse âmbito, nessa esfera, não posso deixar de agradecer e parabenizar os vereadores Hilton Marques e Bruno de Paula, que hoje representam aqui a Câmara Municipal e que são extremo defensores da cultura em nosso município”.

E o chefe do Poder Executivo jalesense continuou: “quero aproveitar e parabenizar a todos os músicos da nossa Orquestra Sinfônica, em nome do Maestro Edivaldo de Paula, que leva encanto e talento a todos os lugares em que se apresentam e hoje abrilhantaram nosso evento. Agradeço ao palestrante Marcos Pardim, que reside em Salto-SP, mas que é secretário municipal de Cultura em Araçoiaba da Serra, e hoje nos contempla com seu conhecimento e experiência”, disse o prefeito Luis Henrique.

Na sequência aconteceu a palestra do secretário municipal de Cultua de Araçoiaba da Serra- SP, Marcos Pardim, que é escritor, ativista cultural e gestor público com especialização em políticas públicas culturais. Atualmente, está secretário municipal de Cultura e Turismo na cidade de Araçoiaba da Serra, já tendo ocupado o mesmo cargo nas cidades de Salto e Campo Limpo Paulista. Coordenou dois Pontos de Cultura e um Pontão de Cultura, atuando ativamente no programa Cultura Viva. Pardim atua no campo da Cultura há quase 40 anos.

Após a palestra houve a formação de Grupos de Trabalhos para discussões visando a elaboração de diretrizes que posteriormente foram levadas à Plenária, que aconteceu no período da tarde.

Na Plenária foram votadas todas as diretrizes levantadas pelos grupos de trabalho, podendo ser aprovadas ou não. No final da Plenária foram eleitos os delegados que poderão participar da Conferência Estadual de Cultura que está prevista para acontecer em dezembro deste ano. Os delegados eleitos foram: Carlos Mello, Thainara Naves, Mônica Ogaya, Higor Arco e Jefferson Bérgamo.

Participaram da 3ª Conferência de Cultura de Jales, o prefeito Luis Henrique, os vereadores Bruno de Paula e Hilton Marques, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari, o diretor de Cultura, Luiz Carlos Gonzaga, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Higor Arco e o presidente da Conferência Cultural, Clayton Campos.
O prefeito Luis Henrique ressaltou a importância do apoio dos poderes Executivo e Legislativo à cultura em Jales.
O presidente da Conferência Cultural, Clayton Campos agradeceu a presença do prefeito Luis Henrique na Conferência que ficou dez anos sem ser realizada e seu apoio irrestrito à Cultura
Músicos da Orquestra Sinfônica de Jales, regida pelo Maestro Edivaldo de Paula, abrilhantaram a Conferência
Marcos Pardim, secretário de Cultura de Araçoiaba da Serra, palestrou na Conferência
No final da Plenária foram eleitos os delegados que poderão participar da Conferência Estadual de Cultura: Carlos Mello, Thainara Naves, Mônica Ogaya, Higor Arco e Jefferson Bérgamo
Parte dos participantes que marcaram presença no evento realizado no Teatro Municipal no último sábado

Fonte: Prefeitura de Jales

Fique por dentro
Últimas notícias