JALES - SP | NATIVA 93,1

Prefeitura e ETEC abrem inscrições para cursos profissionalizantes do programa Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”

Fonte: Prefeitura de Jales

O Governo de São Paulo abre nesta quarta-feira (07) inscrições para 6.155 vagas em cursos gratuitos do Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”. A ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinada a jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que querem ingressar no mercado de trabalho. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Jales e a ETEC Jales Dr. José Luiz Viana Coutinho, três cursos serão ofertados.

Todos os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios e Automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.

Para Jales estão disponíveis os cursos presenciais de Desenho no AutoCad, de período integral (sábados) e 20 vagas disponíveis; Gestão de Pequenos Negócios, com 20 vagas para o período da tarde (3ªs e 5ªs) e o curso de Introdução à Robótica utilizando Arduíno, com 20 vagas para o período da tarde (2ªs e 4ªs).

Os cursos serão realizados ao longo de quatro meses. As aulas serão realizadas na ETEC Jales, polo Central.

As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro no site www.qualificasp.sp.gov.br, onde será possível também consultar os municípios participantes. Não é necessário realizar processo seletivo. As aulas têm previsão de início em março.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.

As 20 opções de cursos disponíveis têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial. As aulas serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do Senai, de 83 municípios do estado de São Paulo.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Os três cursos serão ministrados na ETEC Jales Dr. José Luiz Viana Coutinho

Fique por dentro
Últimas notícias