JALES - SP | NATIVA 93,1

Quatro dias de comemorações marcaram a reinauguração do Ginásio de Esportes Waldemar Lopes Ferraz

Fonte: Foco News

Uma grande e histórica reforma mereceu uma reinauguração à altura. Quatro dias de festa marcaram a reabertura do Ginásio Waldemar Lopes Ferraz, que estava interditado desde 2019, mas que nesta administração passou por reforma completa com investimentos de mais de três milhões de reais. As comemorações começaram na quarta-feira, dia 15, e se estenderam até o sábado, 18 de maio, com jogos exibição de vôlei, basquete, futsal e handebol, com a presença de grandes estrelas do esporte que já brilharam nessas modalidades.

A solenidade oficial de reinauguração aconteceu na noite de sexta-feira (17) com a presença do prefeito Luis Henrique, da primeira-dama, Alziane Rossafa Moreira, da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, de seu marido, Sérgio Nacca, do secretário de esportes Wilter Guerzoni, o presidente Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, dos vereadores, Andrea Moreto, Ana Carolina Amador, Bruno de Paula, Bismark Kuwakino, Deley Vieira, Elder Mansueli e João Zanetoni. Também abrilhantaram a cerimônia a secretária de estado de esportes, Coronel Helena Reis, o deputado federal Fausto Pinato, o deputado estadual Carlão Pignatari, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a obra, além dos assessores dos deputados estaduais, Analice Fernandes e Itamar Borges. O mascote Jalito encantou o público todos os dias do evento.

Após a execução do hino nacional brasileiro e do hino de Jales, do pronunciamento das autoridades e do descerramento das placas de reinauguração, a Coronel Helena e o prefeito Luis Henrique, realizaram os primeiros arremessos e, em seguida, aconteceu o jogo exibição entre as equipes Jales Basquetebol e Jales Basquete Master. Nomes de peso que fizeram história na modalidade participaram do evento, entre eles os jogadores Rato, Fantinha, Jiló e outras estrelas que atuaram em Jales entre os anos de 1989 e 1995. Durante toda a tarde, as categorias sub-14, 15 e 16 promoveram partidas acirradas da segunda copa NLR de Basquete, onde Jales disputou com Tanabi e Avanhandava.

Durante a solenidade foi lembrado que as obras de reforma e revitalização incluíram a substituição de parte das telhas metálicas da cobertura; demolições parciais para adequações de acessibilidade e conforto; substituição da iluminação por refletores de LED; reparos e pintura geral, inclusive estrutura e telhas metálicas; demolição dos vestiários antigos e construção de novos vestiários; construção de nova lanchonete na frente (Rua 17); construção de novos sanitários para público, instalação de plataforma elevatória (elevador); adequações de corredores e espaços exclusivos para atendimento de acessibilidade; demolição das arquibancadas do fundo do ginásio (próximo aos antigos sanitários); elevação do piso da quadra poliesportiva para adequação das dimensões oficiais; instalação de novo piso flutuante de soalho de madeira na quadra poliesportiva; construção de abrigo para as novas tabelas de basquetebol; aquisição de novas tabelas, traves e postes para desporto poliesportivo; instalação de novo placar eletrônico; implantação de sistema de prevenção e combate a incêndio (Bombeiro), inclusive com ampliação das saídas de emergência e sistema de hidrantes, entre outros; fechamento setorial do terreno com alambrado; execução de calçadas externas em concreto desempenado em todo entorno do ginásio; instalação de brises nas duas fachadas onde existem os elementos vazados para proteção da área interna contra sol e chuva; instalação de iluminação externa, especificamente no passeio público e execução de totem para identificação e comunicação visual.

O secretário de esportes e juventude, Wilter Guerzoni, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia e o deputado federal Fausto Pinato, ressaltaram a grande importância que uma reforma do porte da realizada no Ginásio de Esportes representará não só para o esporte jalesense, mas de toda a região, já que a nova quadra possui dimensões que a tornam apta para sediar competições oficiais.

A Coronel Helena, frisou que a reinauguração do Ginásio de Esportes “é uma grande parceria entre a Prefeitura de Jales, o governo do estado de São Paulo, por meio da emenda parlamentar do deputado Carlão Pignatari, com objetivo de fomentar o esporte, dar mais qualidade de vida para as pessoas, e o espaço e infraestrutura vêm para completar esse desejo. Jales é a cidade que acolhe e vem acolhendo muito bem o esporte. No ano passado entregamos uma Areninha no Jardim do Bosque, hoje estamos entregando essa mega estrutura do ginásio, e daqui há alguns dias vamos entregar a Areninha na COHAB Dercílio de Carvalho. Tudo isso é sinal que nossa parceria está dando certo, que Jales se preocupa e promove o esporte”.

O deputado estadual Carlão Pignatari, que viabilizou a emenda parlamentar, relembrou a história do ginásio de esportes, os grandes jogos e eventos já sediados no espaço e o simbolismo que representa para Jales e região. “Por toda essa história, assumi o compromisso de poder contribuir para essa grande reforma que vai permitir escrevermos mais capítulos dessa linda história do esporte. Parabéns, prefeito Luis Henrique, por essa grande gestão que está fazendo e por tudo o que está realizando pela cidade de Jales ao lado da sua equipe, pois sabemos que ninguém faz nada sozinho. É uma honra estar aqui hoje realizando a entrega deste equipamento completamente reformado e revitalizado, que vai proporcionar tantos bons momentos para a população”.

Já o prefeito Luis Henrique destacou que a reinauguração do Ginásio Waldemar Lopes Ferraz era um sonho e que fez o possível para que se tornasse realidade. “Reformar o Ginásio de Esportes que estava interditado há cinco anos era realmente um sonho e sabíamos das dificuldades, e que só conseguiríamos tornar esse sonho realidade com ajuda de parceiros, por isso agradeço imensamente ao deputado Carlão Pignatari, ao governo do estado de São Paulo, aqui representado pela Coronel Helena e a todos que contribuíram para essa inauguração, incluindo aqui a Câmara Municipal de Jales. Hoje estou muito feliz e lisonjeado, mas também muito emocionado em poder devolver para a população o nosso ginásio de esportes, que já sediou eventos que entraram para a nossa história e recebeu aqui grandes nomes do esporte. Tudo isso foi possível graças à ajuda do meu amigo, deputado estadual Carlão Pignatari a quem eu faço um agradecimento muito especial, grande parceiro que tem ajudado muito a nossa cidade. Aliás, as coisas boas têm acontecido em Jales graças à importantes parcerias como essa. Hoje o sonho se torna realidade e a nossa população comemora mais essa importante conquista”.

Vôlei, futsal e handebol

Grandes eventos marcaram os outros três dias de reinauguração do Ginásio de Esportes Waldemar Lopes Ferraz. Na quarta-feira, a grande festa foi do voleibol, na presença do prefeito Luis Henrique, da vice Marynilda e do secretário de esportes Wilter Guerzoni, um jogo exibição de vôlei feminino entre Jales e Urânia, marcou a reabertura do espaço, na sequência uma disputa entre Jales e Pereira Barreto na modalidade masculina, contagiou o público, o ex-jogador Rodrigão da seleção brasileira, campeão olímpico, tricampeão mundial e octacampeão da liga mundial, foi a estrela da noite, após a partida ele fotografou, deu autógrafos e conversou com o grande público presente.

Na quinta-feira (16) a festa começou no fim da tarde com partidas entre as crianças e jovens da APAFUJ, na noite do futsal a bola rolou na nova quadra do Ginásio de Esportes, Waldemar Lopes Ferraz, com um espetáculo esportivo no jogo exibição de futsal com ex-atletas jalesenses que brilharam na modalidade e a presença de um dos maiores jogadores de futsal de todos os tempos, Manoel Tobias, bicampeão da Copa do Mundo de Futsal e eleito 3 vezes o melhor Jogador de Futsal do Mundo pela FIFA.

Já no sábado, último dia da comemoração, foi a vez do handebol brilhar em quadra com jogos da Liga Regional de Handebol do estado de São Paulo. Ao longo do dia, Jales recebeu equipes de São José do Rio Preto, Pereira Barreto, Andradina e Aparecida do Taboado para grandes disputas.

Fique por dentro
Últimas notícias