JALES - SP | NATIVA 93,1

Secretaria de Educação inicia ano letivo com Formação Continuada aos gestores, professores e profissionais que atuam com a Educação Infantil

Fonte: Prefeitura de Jales

O ano letivo começou para os alunos da rede municipal de ensino no último dia 29 de janeiro, mas para os professores, gestores das escolas municipais e EMEIS (Escola Municipal de Educação Infantil) e profissionais que atuam com a Educação Infantil, o ano letivo teve início antes dessa data, com muito estudo e orientação na chamada Orientação Continuada.

​Com o objetivo de orientar, ampliar e disseminar conhecimentos, a equipe do setor de suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, formada pelas coordenadoras do Ensino Fundamental, Andrea Carla Peruche Rubio e Lucia Emi Nemoto Nishimoto e pelas coordenadoras gerais da Educação Infantil, Tamara Dienifer Peresi Viota, Marilene Aparecida Jorge do Prado e pela coordenadora da Educação Especial, Márcia Batista Ataídes, iniciou os trabalhos de Formação Continuada com a equipe de gestores, professores e profissionais da área da educação infantil.

​Os profissionais, educadores, agentes, professores e gestores, que atuam com bebês e crianças bem pequenas, nas EMEIs do município, vivenciaram momentos de estudos e reflexões sobre os desafios iminentes na educação para as próximas décadas, visando identificar soluções inovadoras e estratégias a fim de fortalecer o sistema educacional. Foram oportunizadas situações de comparações das concepções pedagógicas transmissivas e participativas, analisando de forma crítica os principais objetivos da educação e as diferentes perspectivas no processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de enriquecer o entendimento sobre abordagens educacionais e promover uma reflexão construtiva no campo pedagógico.

Os momentos de estudos foram direcionados pela professora formadora da Educação Infantil, Marilene Jorge, contando com a participação da coordenadora da Educação Especial, Márcia Batista Ataíde.

​Gestores e professores da Educação Infantil, atuantes no trabalho com criança pequenas ( 4 a 5 anos) e no ensino integral, reuniram-se com a professora formadora Tamara Viota, que realizou uma explanação sobre as perspectivas e desafios do trabalho a ser realizado com este público, direcionando e orientando sobre encaminhamentos a respeito do material produzido e utilizado pela própria rede municipal, quanto ao trabalho com letras, números, nome próprio, portfólio, sondagens e atividades de intervenções bimestrais.

​As professoras formadoras Andrea Carla Peruche Rubio e Lucia Emi Nemoto Nishimoto conduziram a reunião de formação com os coordenadores e vice-diretores das escolas de Ensino Fundamental, abordando a respeito da importância da fluência leitora. O objetivo foi refletir sobre como esse diagnóstico pode orientar na organização de práticas pedagógicas e intervenções, levando em consideração os diferentes perfis de leitores. Foram discutidas ações para o ano de 2024 no Ensino Fundamental, incluindo o acompanhamento pedagógico, reflexões sobre a rotina de trabalho do coordenador pedagógico, incluindo a importância da observação em sala de aula para identificar e disseminar boas práticas pedagógicas na unidade escolar, bem como o uso da documentação pedagógica para o monitoramento contínuo das aprendizagens. No contexto do Projeto “Atividade Complementar” de 2024, foram explorados temas como avaliação diagnóstica, o uso da documentação pedagógica como ferramenta de acompanhamento das aprendizagens e sugestões para os primeiros dias letivos.

Dando continuidade ao esforço de recomposição e recuperação das aprendizagens, particularmente necessárias em algumas turmas devido ao impacto da pandemia de COVID-19, os professores do 5º ano se reuniram para estudar e compartilhar experiências. O objetivo foi o de fortalecer as práticas de ensino na rede e promover avanços significativos nas aprendizagens.

​“Iniciar o ano letivo oferecendo momentos de formação em serviço aos professores é essencial para garantir que os profissionais estejam preparados e capacitados para enfrentar os desafios e as constantes mudanças do ambiente educacional. Anualmente os docentes da rede municipal de ensino de Jales recebem no mínimo 40 horas de formação continuada e/ou em serviço, refletindo em resultados que faz da educação de Jales uma educação de qualidade e excelência”, ressaltou a secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Mendes Juliano de Campos.

Formação com os coordenadores e vice-diretores das unidades escolares do município, orientados pela equipe de Suporte Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação

Formação em serviço com as professoras da Educação Infantil atuantes nas EMEIs do município, com orientação e formação da professora formadora Marilene Jorge

A formação nas EMEIs com os profissionais de apoio que atendem as crianças de 0 a 3 anos, conduzida pela
professora formadora Marilene contou com a participação e colaboração da coordenadora da Educação Especial, Márcia Ataíde

Fique por dentro
Últimas notícias